quinta-feira, 17 de junho de 2010

DUMPING....

HOJE EU TIVE O FAMOSO DUMPING!!!

QUE SENSAÇÃO HORRIVEL, UMA TREMEDEIRA, O CORAÇÃO DISPARADO, AS MÃOS GELADAS, MAS TUDO ISSO SABEM PORQUE???? PORQUE EU PISEI NA JACA... COMI UMA TORTINHA DO MC DONALDS INTEIRA E DE UMA VEZ, RESULTADO, MUITO TEMPO SEM COMER AÇÚCAR E DE REPENTE COMI UMA QUANTIDADE GRANDE EM POUCO TEMPO...DESCI NO AMBULATÓRIO DA EMPRESA ONDE EU TRABALHO E FIQUEI DEITADA POR UNS 15 A 20 MINUTOS, AÍ SIM, EU FUI MELHORANDO E ATÉ QUE PASSOU DE VEZ...
LIÇÃO: NUNCA MAIS COMER TUDO DE UMA VEZ SÓ!!!


EXPLICAÇÃO DO DUMPING:

Dumping é no fundo um conjunto de sintomas que surgem logo após as refeições e que é caracterizado pela sensação de desconforto abdominal, naúseas, tonturas,fraqueza, tremores, taquicardia, palidez, vertigens e até eventualmente diarreia.
O conjunto de alguns destes sintomas ocorre quando são ingeridas grandes quantidades de alimentos muito ricos em açúcar e gordura.

A causa deste mau estar, é a passagem rápida dos alimentos presentes no estomago para o intestino, no caso do Bypass Gástrico é a alteração fisica do esvaziamento gástrico (desvio do intestino)

Estes sintomas podem aparecer logo após a refeição (Dumping precoce) ou algumas horas depois (Dumping Tardio).

O Dumping precoce ocorre de 10 a 40 min, sensivelmente, apó a ingestão da refeição.
O Dumping Tardio ocorre normalmente depois de 1 hora a 3 horas após a refeição.

Não existe uma forma medicamentosa de aliviar o Dumping, a unica coisa que podemos fazer é sentarmo-nos ou deitarmo-nos de forma a descansar e aguardar que esse conjunto de sensações passe.

O Dumping poderá ser um companheiro inseperável para toda a nossa vida, mas não se assustem porque ele só surje se não tivermos o devido cuidado na alimentação.
Com o tempo, acabamos por conhecer no nosso "novo estomago" e a reacção a cada alimento, podemos assim evitar e fazer a escolha dos alimentos que não nos provoque o tão temoroso Dumping.

Um comentário:

Graziane Raquel disse...

Oie Amiga,
Eu não tive ainda não...achei que tivesse tido mais era só a apendicite mesmo.
Nossa amiga cuidado hein...muito cuidado..com o que vc for comer ...agora vc ja sabe o que é.
Meu medico disse que torce para todos os pacientes dele terem dumping uma unica vez para aprender a comer corretamente.
rs
|Beijos e bom final de semana|